Seis deputados do Maranhão apoiam urgência em projeto que propõe anistia a golpistas do 8 de janeiro

Seis parlamentares maranhenses estão entre os 262 deputados federais que assinaram o pedido de urgência para acelerar a tramitação de um projeto de lei polêmico: a proposta de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Assinaram o pedido os deputados Allan Garcês (PP), Júnior Lourenço (PL), Josivaldo JP (PSD), Pastor Gil (PL), Aluísio Mendes (Republicanos) e Josimar Maranhãozinho (PL). O grupo apoia a medida que pode abrir caminho para o perdão judicial de condenados e investigados pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República — ataques que chocaram o país e foram amplamente repudiados por instituições nacionais e internacionais.

O projeto, que já causa grande controvérsia dentro e fora do Congresso, visa conceder anistia a pessoas que participaram dos atos golpistas, desconsiderando o grau de envolvimento e as consequências materiais e simbólicas das ações. Para muitos críticos, a proposta representa um perigoso precedente ao enfraquecer a resposta institucional diante de tentativas de ruptura democrática.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *