Um paciente oriundo do município de Monção foi transferido de helicóptero para São Luís, ao apresentar quadro clínico compatível com intoxicação. Inicialmente, especulou-se se trataria de um caso suspeito de intoxicação por metanol, mas a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA) emitiu nota oficial descartando essa possibilidade.
O caso: o que se sabe até agora
- Segundo relatos de veículos de imprensa locais, o paciente é um homem da cidade de Monção, que apresentou sintomas que motivaram sua remoção emergencial para o Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís.
- A SES-MA reforça que até o momento não há notificação oficial de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Maranhão.
- A nota oficial declara que o paciente “está em avaliação médica e a situação dele, até agora, e não se enquadra como caso suspeito desse tipo específico de intoxicação
- O hospital aguardará exames complementares e acompanhamento com equipe especializada para confirmar a causa exata da intoxicação.
Surto nacional de intoxicações por metanol
O episódio noMaranhão ocorre num momento em que o Brasil enfrenta surtos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Foram confirmados casos em outros estados como Ceará, Pernambuco e São Paulo, com pacientes que apresentaram sintomas severos como cegueira, vômitos, dores abdominais e dificuldade respiratória.
O metanol é altamente tóxico: mesmo em doses pequenas, pode causar efeitos graves no organismo. Entre os sintomas clássicos de intoxicação estão náuseas, vômitos, dor abdominal, e alterações visuais, inclusive cegueira.

Deixe um comentário